Mestranda em Energias e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Integração Latino Americana - UNILA, pesquisa sobre materialidade de relatórios de sustentabilidade reportados nas diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI; Possui Especialização, nível MBA em Gestão de Projetos (2019) pela Faculdade Positivo. Especialização, nível MBA em Gestão de Marketing (2019) pela Faculdade Positivo. Especialização, nível MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduação em Administração de Empresas com ênfase na Gestão da Qualidade pela União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC. Possui experiência em Gestão Empresarial, Consultoria Empresarial, Gerenciamento de Equipes, Gestão de Conflitos, Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos. É Professora Universitária na Uniguaçu/FAESI, onde ministra as disciplinas de Gestão do Agronegócio, Administração da Produção e Gestão da Inovação.
Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio (2013). É professora associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Coordenadora do curso de Engenharia Química (desde dezembro 2019) e membro permanente do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (desde 2019). Atua com temas relacionados Ensino de Engenharia, Educação Ambiental, Gamificação, Sistema de Gestão Integrado, Estratégias Ambientais Preventivas, Otimização do Uso da Água, Tratamento de Água, Tratamento e Reuso de Efluentes.
Doutora em Administração (2019) pelo Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ (Capes 6), com parte da pesquisa realizada durante o programa de doutorado sanduíche na Florida International University, Estados Unidos, apoiada pela CAPES. Realizou dois ciclos de pós-doutoramento, também pelo Coppead-UFRJ (2020, 2022). Mestre (2012) e Graduada (2004) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Certificada internacionalmente como treinadora da Global Reporting Initiative (GRI), em Gestão de Processos pela BPTrends Associate, em Coaching Profissional pela BCI e em ferramentas de avaliação de personalidades e habilidades OPQ e Verify da SHL. Hoje professora tempo integral da FDC, atua majoritariamente com docência (academia e in-company) e pesquisa acadêmica nos temas Liderança, Job crafting, Segurança psicológica, Paradoxos Organizacionais, Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças, também em contextos como Sustentabilidade, Transparência Corporativa e Filosofia Lean. Possui publicações em periódicos de destaque internacional (Quali CAPES 1 e ABS3), como o International Journal of Production Economics e o Production Planning & Control, atuando ainda como revisora destes e de outros periódicos de primeira linha. Participou dos principais congressos nacionais e internacionais de Administração de Negócios, Organizações e Operações, apresentando e revisando artigos.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, Brasil.
Pós-Doutor em Gestão de Negócios pela Université du Québec `a Montréal - UQAM (2017) com o projeto de "Indicador de Consumo Responsável para Meios de Hospedagem". Doutor em Geografia - UFPR (2014) com estudos no Centro Internacional para o Turismo Responsável em Leeds na Inglatera - LMU tendo como projeto analisar a "Territorialidade nas relações sociais de responsabilidade social empresarial nos resorts do Brasil". Mestre em Hospitalidade - UAM (2005) com projeto de analisar a "Relação de hospitalidade comercial e a responsabilidade social empresarial em resorts". Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental - UFLA (2001). Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI (1997) com pesquisa em estatística aplicada no turismo. Diretor presidente - voluntário do Instituto Xênios - Desenvolvimento Sustentável. Secretario executivo - voluntário da Associação dos Mergulhadores de Aguas Interiores do Brasil (AMAB). Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (NUPESA). Professor Associado do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu.
As constantes inovações tecnológicas trazem inúmeros benefícios e facilidades ao ambiente profissional e pessoal. Por outro lado, a pressão social para ter os eletrônicos de última geração faz com que o hábito de consumo seja de renovação constante, impactando no aumento da geração de resíduos sólidos. Por isso, nos últimos anos o lixo eletrônico se tornou um dos maiores problemas ambientais do planeta. Em 2019 foram gerados 53 milhões de toneladas métricas (Mt) de resíduos eletroeletrônicos, equivalente a 7,3 kg per capita por ano. Deste total, apenas 17,3% foram reciclados. Com o surgimento dos relatórios de sustentabilidade e de diretrizes para reportar os impactos causados, bem como as ações praticadas para mitigá-los, a responsabilidade social se torna uma prática de governança estratégica nas organizações no que diz respeito à transparência das ações por elas realizadas para mitigar os impactos da operação. Ademais, os impactos ambientais e sociais são preocupantes, uma vez que nesse tipo de resíduo podem ser encontrados até mil substâncias tóxicas e metais pesados, que contaminam o solo, os lençóis freáticos, o ar e provocaram malefícios e danos à saúde. Diante disso, este estudo tem por objetivo analisar as contribuições da Ação de Gestão Ambiental (AGA), do Projeto Lixotec na mitigação dos impactos causados ao meio ambiente e à saúde da população de Foz do Iguaçu e Região Oeste, por meio da coleta, triagem e destinação correta dos resíduos. Em termos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, para fundamentar o campo de estudo. A pesquisa se classifica, quanto à natureza, como qualitativa, quanto ao objetivo, como descritiva, quanto aos procedimentos, como estudo de caso com enfoque holístico, e quanto aos instrumentos de coleta de dados utilizou-se a observação participante. Os resultados apontam que a AGA do Projeto Lixotec tem sido efetiva na mitigação dos impactos ambientais e sociais na comunidade local onde está inserida. Apesar de aproximadamente 50 mil pessoas terem sido impactadas direta ou indiretamente, identificou-se que a quantidade per capita de resíduos gerados não é proporcional à quantidade reciclada, sendo necessária a continuidade da ação até que haja mudanças nos hábitos de consumo e na educação socioambiental da sociedade. Conclui-se, ainda, que o Projeto Lixotec é um excelente parceiro estratégico para as organizações de Foz do Iguaçu e Região Oeste do Paraná desenvolverem em conjunto ações de responsabilidade social através da destinação correta dos resíduos eletroeletrônicos, promovendo a economia circular desses resíduos e, consequente, a mitigação dos impactos sociais e ambientais.
Palavras-chave: Lixo eletrônico; Ação de Gestão Ambiental (AGA); Projeto Lixotec; Responsabilidade social; Impactos ambientais e sociais.