Mestranda em Energias e Sustentabilidade, pela Universidade Federal de Integração Latino Americana - UNILA, pesquisa sobre materialidade de relatórios de sustentabilidade reportados nas diretrizes da Global Reporting Initiative – GRI; Possui Especialização, nível MBA em Gestão de Projetos (2019) pela Faculdade Positivo. Especialização, nível MBA em Gestão de Marketing (2019) pela Faculdade Positivo. Especialização, nível MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduação em Administração de Empresas com ênfase na Gestão da Qualidade pela União Dinâmica de Faculdades Cataratas - UDC. Possui experiência em Gestão Empresarial, Consultoria Empresarial, Gerenciamento de Equipes, Gestão de Conflitos, Planejamento Estratégico, Gestão de Projetos. É Professora Universitária na Uniguaçu/FAESI, onde ministra as disciplinas de Gestão do Agronegócio, Administração da Produção e Gestão da Inovação.
Federal University of Latin American Integration - UNILA, Foz do Iguaçu, PR, Brazil.
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1999), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) e Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Cornélio Procópio (2013). É professora associada da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). Coordenadora do curso de Engenharia Química (desde dezembro 2019) e membro permanente do Programa de Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade (desde 2019). Atua com temas relacionados Ensino de Engenharia, Educação Ambiental, Gamificação, Sistema de Gestão Integrado, Estratégias Ambientais Preventivas, Otimização do Uso da Água, Tratamento de Água, Tratamento e Reuso de Efluentes.
Dom Cabral Foundation - FDC, Nova Lima, MG, Brazil.
Doutora em Administração (2019) pelo Instituto COPPEAD de Administração, UFRJ (Capes 6), com parte da pesquisa realizada durante o programa de doutorado sanduíche na Florida International University, Estados Unidos, apoiada pela CAPES. Realizou dois ciclos de pós-doutoramento, também pelo Coppead-UFRJ (2020, 2022). Mestre (2012) e Graduada (2004) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Certificada internacionalmente como treinadora da Global Reporting Initiative (GRI), em Gestão de Processos pela BPTrends Associate, em Coaching Profissional pela BCI e em ferramentas de avaliação de personalidades e habilidades OPQ e Verify da SHL. Hoje professora tempo integral da FDC, atua majoritariamente com docência (academia e in-company) e pesquisa acadêmica nos temas Liderança, Job crafting, Segurança psicológica, Paradoxos Organizacionais, Cultura Organizacional e Gestão de Mudanças, também em contextos como Sustentabilidade, Transparência Corporativa e Filosofia Lean. Possui publicações em periódicos de destaque internacional (Quali CAPES 1 e ABS3), como o International Journal of Production Economics e o Production Planning & Control, atuando ainda como revisora destes e de outros periódicos de primeira linha. Participou dos principais congressos nacionais e internacionais de Administração de Negócios, Organizações e Operações, apresentando e revisando artigos.
State University of Western Paraná - UNIOESTE, Foz do Iguaçu, PR, Brazil.
Pós-Doutor em Gestão de Negócios pela Université du Québec `a Montréal - UQAM (2017) com o projeto de "Indicador de Consumo Responsável para Meios de Hospedagem". Doutor em Geografia - UFPR (2014) com estudos no Centro Internacional para o Turismo Responsável em Leeds na Inglatera - LMU tendo como projeto analisar a "Territorialidade nas relações sociais de responsabilidade social empresarial nos resorts do Brasil". Mestre em Hospitalidade - UAM (2005) com projeto de analisar a "Relação de hospitalidade comercial e a responsabilidade social empresarial em resorts". Especialista em Ecoturismo, Educação e Interpretação Ambiental - UFLA (2001). Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI (1997) com pesquisa em estatística aplicada no turismo. Diretor presidente - voluntário do Instituto Xênios - Desenvolvimento Sustentável. Secretario executivo - voluntário da Associação dos Mergulhadores de Aguas Interiores do Brasil (AMAB). Coordenador do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (NUPESA). Professor Associado do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS) e do Curso de Bacharelado em Hotelaria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu.
Constant technological innovations bring countless benefits and facilities to the professional and personal environment. On the other hand, the social pressure to have the latest generation of electronics means that consumption habits are constantly renewed, which has an impact on the increased generation of solid waste. This is why, in recent years, electronic waste has become one of the planet's biggest environmental problems. In 2019, 53 million metric tons (Mt) of electronic waste was generated, equivalent to 7.3 kg per capita per year. Of this total, only 17.3% was recycled. With the emergence of sustainability reports and guidelines for reporting the impacts caused, as well as the actions taken to mitigate them, social responsibility has become a strategic governance practice for organizations in terms of the transparency of the actions they take to mitigate the impacts of their operations. In addition, the environmental and social impacts are worrying, since up to a thousand toxic substances and heavy metals can be found in this type of waste, which contaminate the soil, groundwater, air, and cause harm and damage to health. In view of this, the aim of this study is to analyze the contributions of the Environmental Management Action (EMA) of the Lixotec Project in mitigating the impacts caused to the environment and the health of the population of Foz do Iguaçu and the Western Region, through the collection, sorting, and correct disposal of waste. In methodological terms, bibliographical and documentary research was used to support the field of study. In terms of nature, the research is classified as qualitative, in terms of objective, as descriptive, in terms of procedures, as a case study with a holistic approach, and in terms of data collection instruments, participant observation was used. The results show that the Lixotec Project's EMA has been effective in mitigating the environmental and social impacts on the local community. Although approximately 50,000 people have been impacted directly or indirectly, it was found that the amount of waste generated per capita is not proportional to the amount recycled, making it necessary to continue the action until there are changes in consumption habits and in society's socio-environmental education. It is also concluded that the Lixotec Project is an excellent strategic partner for organizations in Foz do Iguaçu and the Western Region of Paraná to jointly develop social responsibility actions through the correct disposal of electronic waste, promoting the circular economy of this waste and, consequently, mitigating social and environmental impacts.
Keywords: Electronic waste; Environmental Management Action (EMA); Lixotec Project; Social responsibility; Environmental and social impacts.