Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 15 n. 3 (2020): DEZEMBRO 2020

NR32: revisão à proteção em laboratórios de instituições de ensino superior

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n3.1678
Enviado
setembro 28, 2020
Publicado
2020-12-20

Resumo

Destaques: O trabalhador da área da saúde está em uma das categorias profissionais que mais apresentam riscos de sofrer acidentes laborais ou de contraírem patologias em função da sua atividade profissional. Estes têm na Norma Regulamentadora 32 as diretrizes que propõe condições de trabalho seguras e que devem ser seguidas em todo país.

Objetivo: compreender o cenário atual dos laboratórios de saúde de instituições de ensino superior referente à saúde e segurança no trabalho (SST).

Desenho/Metodologia/Abordagem: para o atingimento do objetivo, optou-se por estruturar uma pesquisa do tipo revisão de literatura narrativa.

Resultados: foram encontrados 12 artigos que estavam relacionados com o tema da pesquisa, entretanto nenhum deles tratando do uso da norma em laboratórios de instituições de ensino superior, especificamente.

Limitações da investigação: Não foi localizado nenhuma pesquisa ao qual o objeto de estudo fosse a NR32 em laboratórios de saúde de instituições de ensino superior, logo, os achados do presente artigo devem ser compreendidos e transferidos para a realidade encontrada por professores, técnicos e alunos.

Implicações práticas: através dos achados será possível o desenvolvimento de cultura de saúde e segurança ocupacional, desde o momento da formação de futuros profissionais.

Originalidade/valor: a ausência de material científico que explore o tema saúde e segurança no trabalho em laboratórios de instituições de ensino mostra o quão relevante e valioso tal tema apresenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.