O uso da internet como prática estratégica na tomada de decisão pelo middle manager

Fernando Eduardo Cardoso, Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda

Resumo


O papel do middle manager é essencial no processo de implementação da estratégia, o qual exige rapidez, precisão e informações atualizadas para que o sujeito possa tomar decisões. Consideramos que o middle manager atua como agente de integração entre os níveis superior e inferior e pode afetar o rumo da empresa, em razão de suas inserções na organização desde uma perspectiva prática. Este estudo tem como objetivo analisar o uso da internet como ferramenta que auxilia o middle manager em ações práticas para implementação de estratégias. Adotamos uma metodologia qualitativa, por meio de um estudo de caso único, realizado em uma indústria têxtil de grande porte. As principais técnicas de coleta de dados utilizadas foram a entrevista semiestruturada; a análise de documentos e a observação direta. De modo a antecipar alguns resultados, verificamos que o sistema adotado pela empresa, acessado via internet, auxilia e agiliza o middle manager no processo decisório.


Palavras-chave


Internet; Estratégia-Como-Prática; Middle Manager; Tomada de Decisão.



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n4.573

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ