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Artigos

v. 3 n. 2 (2008): Agosto/2008

Um procedimento para a estruturação do processo de auto-avaliação de cursos universitários

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2008.SGV3N2A5
Enviado
maio 28, 2009
Publicado
2009-05-29

Resumo

Nos últimos anos, o sistema brasileiro de educação superior tem vivenciado um processo de
expansão acelerada, caracterizado pelo crescente número de Instituições de Ensino
Superior (IES) e de cursos oferecidos. Neste cenário, é fundamental que o sistema
educacional de um País seja capaz de formar profissionais determinados e competentes em
suas atividades. Uma das formas de se buscar a eficiência de um sistema educacional
consiste na avaliação e monitoramento do desempenho das Instituições de Ensino sob
diversos critérios. Com o intuito de contribuir para esta questão, este artigo propõe um
procedimento para estruturação do processo de auto-avaliação de cursos universitários.
Mais especificamente, este procedimento tem como objetivo auxiliar na construção de
instrumentos de auto-avaliação que sejam capazes de captar a realidade e as
particularidades dos cursos de universitários, segundo a percepção do corpo docente, do
corpo discente e do corpo técnico-administrativo.

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