Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 15 n. 2 (2020): AGOSTO 2020

Implementação do Enterprise Resource Planning em uma metalúrgica com linhas de produtos diferenciadas

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2020.v15n2.1652
Enviado
junho 18, 2020
Publicado
2020-08-25

Resumo

Destaques:

  • O estudo contemplou a implementação do Enterprise Resource Planning (ERP) na estratégia de produção e no desempenho.
  • O comportamento das variáveis determinantes da estratégia de produção foi analisado.
  • Os reflexos da adoção do ERP na estratégia de produção foram estudados.
  • A adoção do ERP trouxe melhorias para a operação da empresa, sobretudo na confiabilidade e rastreabilidade da informação.

Objetivo: analisar o impacto da implementação do ERP na estratégia de produção e no desempenho de uma metalúrgica de médio porte sediada no Distrito Federal e com unidade em Goiás.

Desenho/Metodologia/Abordagem: estudo de caso único, com o intuito de compreender em profundidade os diversos aspectos associados à implantação do ERP em uma média indústria. O trabalho considerou as variáveis determinantes da estratégia de produção e foi desenvolvido nas três unidades de negócios da metalúrgica: portas e janelas, perfilados, postes e braços, considerando a percepção dos colaboradores. Do ponto de vista metodológico, foi elaborado a partir de pesquisa qualitativa nas modalidades pesquisa documental, observação e estudo de caso único instrumental, já que a finalidade foi compreender determinado fenômeno no contexto em que ocorreu. A pesquisa documental possibilitou o levantamento de informações que subsidiaram a elaboração do roteiro de entrevistas e a identificação do público-alvo.

Resultados: foram identificados os reflexos da adoção do ERP na estratégia de produção. Para avaliar o impacto na produção, foram considerados os objetivos de desempenho operacional. Com base no estudo, concluiu-se que a adoção do ERP trouxe melhorias para a operação da empresa, sobretudo na confiabilidade e rastreabilidade da informação.

Limitações da investigação: como a implantação era recente, muitos colaboradores ouvidos ainda não possuíam uma ideia clara das mudanças e do alcance que a adoção do ERP traria para as fábricas e a produção.

Implicações práticas: o estudo permitiu o levantamento e registro dos desafios na implantação do ERP em uma metalúrgica com linhas de produtos diferenciadas, de onde advém a sua originalidade e relevância.  

Originalidade/valor: a originalidade consiste no fato de o estudo ter sido realizado em uma metalúrgica de médio porte, localizada na região centro-oeste, com três unidades e linhas de produtos diferenciados, quando a implantação do ERP estava sendo concluída.

Downloads

Não há dados estatísticos.