A responsabilidade social, no contexto empresarial, é o foco de estudo e de atenção de empresas de vários ramos de atuação. Esta preocupação, necessária para a promoção do desenvolvimento das comunidades, é também um elemento-chave na questão de competitividade entre as organizações, uma vez que pode determinar o diferencial tão buscado no mercado de consumo. Desta forma, a presente pesquisa busca conhecer e analisar quais são as principais linhas de ação e diretrizes de trabalho em responsabilidade social empresarial empreendidas por empresas do setor bancário, considerando as ações desenvolvidas por cinco bancos. Através da análise de relatórios de sustentabilidade dos bancos e busca de informações em demais fontes de material secundário, observou-se que as ações de responsabilidade social residem em cinco principais eixos de trabalho, dispostas em ordem de importância e volume de investimentos, a saber: acesso à educação; gestão de riscos ambientais e controle de resíduos; apoio à cultura e ao esporte; ética e transparência empresarial e inclusão financeira. Cada qual busca influenciar e produzir impactos em públicos-alvo diferentes, com o intuito de estimular o desenvolvimento e a diminuição das desigualdades sociais mais urgentes.