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Artigos

v. 16 n. 2 (2021): AGOSTO 2021

Relatório 8D como a ferramenta de melhoria do produto

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2021.v16n2.1709
Enviado
março 13, 2021
Publicado
2022-04-05

Resumo

Hoje em dia, todas as empresas procuram maneiras de garantir que os produtos que fabricam sejam da mais alta qualidade e que satisfaçam todas as expectativas dos clientes, aumentando assim sua satisfação. Deve-se notar, entretanto, que o ambiente de negócios, as expectativas dos clientes e os produtos dos concorrentes estão mudando. Além disso, as tecnologias e máquinas de produção estão se tornando obsoletas. Portanto, é necessário buscar novas soluções para melhorar o que é feito. Para atingir este objetivo, vários tipos de gestão de qualidade ou ferramentas de melhoria podem ser utilizados, como o Relatório 8D. Este trabalho teve como objetivo analisar os problemas de produção que ocorrem durante a produção de lâminas para janelas usando o Relatório 8D em uma empresa que produz peças metálicas estampadas para as indústrias automotiva e de eletrodomésticos. Esta análise foi realizada com base nas reclamações apresentadas pelo principal parceiro comercial. Uma vez identificada a causa raiz do problema, ações corretivas permanentes foram planejadas e implementadas de acordo com o Relatório 8D, o que também ajudou a reduzir a probabilidade de recorrência deste e de outros problemas similares. O caso estudado demonstrou que, com a combinação de conhecimento e experiência da equipe, a aplicação de ferramentas modernas de qualidade oferece efeitos concretos e mensuráveis, e permite resolver problemas que, antes da elaboração do diagrama Ishikawa, do diagrama de Pareto e do Relatório 8D, foram considerados impossíveis de serem resolvidos pelos funcionários da empresa estudada.

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