Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Volume 1, n. 1Abril/2006

Publicado em maio 25, 2006

Descrição da edição

EDITORIAL

É com grande satisfação e honra que publicamos este primeiro número do periódico Sistemas e Gestão (S&G).

A resposta da comunidade científica/acadêmica ao convite de submissão de artigos à S&G superou as nossas expectativas iniciais. Foram 50 artigos submetidos entre a nossa primeira chamada (final de novembro de 2005) e o encerramento desta (final de fevereiro de 2005). Este fato mostra o quão produtiva é a nossa comunidade e, também, a necessidade de ampliarmos os canais de comunicação e difusão de conhecimento científico qualificado.

Os artigos recebidos foram submetidos à avaliação de consultores ad-hoc de reconhecida competência na comunidade científica. Com base nos pareceres destes avaliadores, estabeleceu-se um enriquecedor diálogo entre pareceristas e autores. Como fruto deste processo, esta editoria selecionou 06 artigos pra a publicação nestes primeiro número da S&G.

Neste importante momento, esta Editoria faz questão de agradecer aos Autores, que responderam de forma tão positiva ao nosso convite. É um estímulo significativo ao nosso trabalho termos recebido esta demanda, principalmente se considerarmos que, por ser uma nova publicação, a S&G ainda não consta dos indexadores tradicionalmente utilizados na avaliação do nosso desempenho profissional.

Agradecemos, também, ao Conselho Consultivo da S&G. Este Conselho é formado por ilustres membros da nossa Academia, os quais prontamente atenderam ao nosso convite, mostrando-se receptivos em apoiar e orientar as nossas ações.

Registro, ainda, o nosso agradecimento aos Membros do Corpo de Avaliadores. Este corpo é formado membros proeminentes de nossa academia, que não se furtaram em apoiar e despender horas de seu valioso tempo na análise dos artigos submetidos à S&G. Esta atitude proporcionou um profícuo diálogo com os autores dos textos aqui publicados.

Finalmente, o nosso registro de agradecimento ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas de Gestão da Universidade Federal Fluminense (UFF), que viabilizou a realização deste empreendimento; e, à Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) que muito apóia a implantação do mesmo, promovendo e divulgando a S&G. Estes apoios têm sido fundamentais para que alcancemos os nossos objetivos.

Estes fatos nos incentivam na nossa jornada e nos fazem ter a certeza de que estamos caminhando no sentido de cumprirmos a nossa missão:

"Difundir conhecimentos científicos que estejam no estado da arte no âmbito da engenharia e gestão de sistemas de produção."

Esperamos que os trabalhos aqui publicados sejam úteis aos nossos leitores e contribuamsignificativamente ao desenvolvimento da Gestão de Sistemas de Produção no Brasil.

Saudações e sejam muito bem vindos,

Prof. Dr. Helder Gomes Costa, Editor
Sistemas & Gestão