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Artigos

v. 3 n. 2 (2008): Agosto/2008

Uma discussão sobre o papel estratégico do Modelo de Produção Enxuta

DOI
https://doi.org/10.7177/sg.2008.SGV3N2A2
Enviado
maio 28, 2009
Publicado
2009-05-29

Resumo

As operações vêm exercendo um papel cada vez mais importante na construção de
vantagens competitivas para as organizações. No entanto, em muitas situações, a estratégia
de produção não está perfeitamente alinhada com a estratégia de negócios ou não é
implementada de maneira adequada, fazendo com que o potencial da manufatura não seja
devidamente explorado. Muitas vezes se observa que o foco das ações da estratégia de
produção é fundamentado em programas de melhoria, que nem sempre contribuem para a
construção de vantagens competitivas ou não garantem a sustentabilidade da função
produção em longo prazo. Considerando que a formulação e implementação de uma
estratégia de manufatura é um passo bastante importante para estabelecer o alinhamento
das operações com as prioridades competitivas da organização, o presente trabalho propõe
um framework teórico conceitual baseado no modelo de estratégia de produção. O estudo é
limitado às organizações que adotam a produção enxuta. Uma discussão de natureza
teórica é desenvolvida para analisar a utilização da produção enxuta, na sua definição,
como um modelo para a realização da estratégia de operações. A fundamentação da
abordagem está baseada em três paradigmas da estratégia de manufatura: Decisões
Estratégicas, Competição através da Manufatura e Melhores Práticas. A análise foi
constituída em termos do conteúdo e do processo da produção enxuta sob a perspectiva
destes paradigmas. Conclui-se que se pode considerar a produção enxuta, com diferentes
graus de completude, como um modelo para a realização da estratégia de produção.

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