Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade da Amazônia (2010), realizando neste período pesquisas nos seguintes temas: Otimização de arranjos físicos, Ergonomia e Biocombustíveis. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2013), na área de concentração estruturas e construção civil, na linha de pesquisa construção civil e materiais com ênfase em produção e gerenciamento. Campos de estudo e pesquisa: Gestão da Qualidade na Construção Civil, Lean Construction, Gerenciamento de Projetos, Logística Aplicada à Construção Civil, Inovação e Aprendizagem Organizacional na construção civil. Atualmente, é Professor Assistente I da Universidade do Estado do Pará - UEPA e participa como pesquisador do grupo de Gestão de Sistemas Logísticos e de Sistemas Produtivos para o Desenvolvimento Regional. Além disso, também atua como Coordenador Adjunto do curso de graduação em Engenharia de Produção / UEPA.
possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1982), Mestrado em Tecnologia da Informação - University of Nottingham (1990), Mestrado em Gestion de Systèmes dInformation - Université Pierre-Mendès France (2000) e Doutorado em Ciências de Gestão - Université Pierre Mendès-France (2004), convalidado pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Pará, Coordenador do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Pará, do Curso de Especialização em Logística com ênfase em sustentabilidade e do Programa de Doutorado Interinstitucional UEPA/UFSCAR. Atua no Programa de Mestrado em Ciências Ambientais e no Curso de Engenharia de Produção da UEPA. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação, Gestão do Conhecimento, Sistema Integrados de Gestão, Supply Chain Management, Logística e Logística Reversa. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais. É referee nos eventos ENEGEP, SIMPEP e ANPAD.
A melhoria contínua dos sistemas produtivos, bem como a globalização dos serviços e a competitividade entre empresas, faz com que estas, em todos os setores do mercado, se atentem para uma nova forma de produzir, onde a qualidade de um bem ou serviço é julgada pela satisfação do consumidor, que se encontra cada vez mais exigente buscando menores preços e altas qualidades, além de menor tempo de espera, entre outros requisitos básicos para a aquisição de um produto/serviço. Deste modo, o artigo apresenta um estudo de caso, realizado no Município de Marabá, Sudeste do Pará, com o intuito de avaliar a qualidade dos serviços prestados referente ao sistema de transporte público coletivo do Município, através da ferramenta de gestão da qualidade Desdobramento da Função Qualidade - QFD. A pesquisa foi realizada com a aplicação de questionários, que foram analisados e transformados em gráficos estatísticos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois, por meio da identificação dos ítens mais revelantes apresentados pelos consumidores, foi possível o direcionamento na tomada de decisões quanto às melhorias a serem implantadas, e que se aplicadas corretamente resultarão no aumento da satisfação de seus clientes, bem como na garantia de fidelização dos mesmos e consequentemente o aumento no faturamento da empresa prestadora do serviço e garantindo um transporte de qualidade para a população do Município.