Este estudo examinou a relação entre o marketing interno e desempenho no trabalho como variável mediadora da propriedade psicológica, concentrando-se nos instrutores de academias de ginástica. O estudo utilizou a técnica de amostragem por conveniência. Os dados foram coletados de academias de ginástica envolvidas em negócios na Turquia. O grupo de pesquisa é composto por 177 instrutores de academias de ginástica. O teste de modelo com mínimos quadrados parciais (Partial Least Squares, PLS) foi usado como técnica de análise no estudo. Os resultados apoiam a proposta do modelo de que as experiências de marketing interno dos instrutores de academia de ginástica têm um papel no desempenho do trabalho, tanto direta quanto indiretamente, por meio da propriedade psicológica. Portanto, as academias de ginástica devem valorizar o marketing interno para melhorar as experiências de seus funcionários e obter propriedade corporativa. Isso aumentará o desempenho dos funcionários no trabalho e a satisfação do cliente será consequentemente afetada positivamente.
Palavras-chave: marketing interno; propriedade psicológica; desempenho no trabalho; instrutores de academia de ginástica; PLS-SEM.