Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 16 n. 1 (2021): ABRIL 2020

Implantação de sistema de beneficiamento de levedura residual para produção de ração animal

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2021.v16n1.1693
Enviado
dezembro 2, 2020
Publicado
maio 4, 2021

Resumo

Destaques: O Brasil é um dos maiores produtores de etanol do mundo, na safra 2018/2019 foram produzidos mais de 33 bilhões de litros de álcool, grande parte na região sudeste e centro-oeste. Entre os processos para a fabricação do etanol o mais importante é a fermentação, pois é nesta etapa que é gerado o produto de interesse, bem com nesta fase é feita a inserção das leveduras que atuam promovendo a transformação da matéria-prima. O beneficiamento da levedura após o uso no processo fermentativo é uma alternativa para agregar valor a um subproduto.

Objetivo: Avaliar viabilidade técnica de implantação de um sistema de beneficiamento de levedura para produção de ração animal em uma usina localizada no Sudoeste do estado de Goiás.

Desenho/Metodologia/Abordagem: Para elaboração deste projeto foi realizado um estudo de caso sobre a viabilidade técnica para a implantação de um sistema de beneficiamento de levedura voltado a produção de ração animal, em uma usina que atualmente realiza a deposição deste resíduo no tanque de vinhaça. O projeto foi baseado na definição dos equipamentos e da sequência de operações necessárias ao beneficiamento industrial da levedura residual. Foram coletados dados da produção de levedura da unidade citada acima, referentes ao período de safra do ano de 2019 como referência quantitativa de matéria-prima.

Resultados: O estudo conclui que na indústria em questão é tecnicamente viável a implantação do sistema de beneficiamento acoplado a estrutura pré-existente.

 Limitações da investigação: Acesso a informações exatas acerca de custo de implantação do projeto e custos atribuídos a maquinários.

 Implicações práticas: a entrada de receita através de um resíduo rico em proteínas, que atualmente é descartado, além de reduzir custos com etapas de tratamento de efluentes.

 Originalidade/valor: O estudo de caso realizado em uma usina de etanol já em atividade permite o aproveitamento da própria estrutura fabril para adoção de uma etapa adicional de beneficiamento de um resíduo, servindo de estímulo para uma produção mais sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.