A sustentabilidade ambiental é um dos temas mais abordados na atualidade e seus conceitos, sem dúvida, devem ocupar as pautas educacionais. Sua aplicação na educação se mostra de grande importância, uma vez que, a mudança de atitudes referentes ao meio ambiente deve ser proporcionada através das mudanças culturais. Com base nestes preceitos, Universidade Federal Fluminense (UFF) com o apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) executou o Programa de Apoio e Educação em Saúde Ambiental (PAESA). Este programa consistiu na execução de estudos estratégicos voltados à saúde ambiental nas instituições de ensino do Estado do Amapá e atendimento aos povos e às comunidades tradicionais, referente à qualidade da água e seu impacto na saúde da população local. O presente artigo apresenta as dificuldades enfrentadas e aprendizados obtidos através deste projeto abordando os possíveis alcances da sinergia entre a educação infantil e a educação ambiental, buscando um encontro das abordagens teóricas com a prática educativa. Isso foi a grande aposta do PAESA: começar a disseminar a importância de tornar os integrantes das comunidades (escolas etc.) um agente participante na busca por caminhos e estratégias que modifiquem as realidades locais.