Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir pro rodapé

Artigos

v. 16 n. 1 (2021): ABRIL 2020

Modelo de otimização para descarga de contêineres de importação

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2021.v16n1.1615
Enviado
março 31, 2020
Publicado
maio 4, 2021

Resumo

- Destaques: A economia do Brasil é muito dependente dos portos, que servem como entrada e saída de mercadorias via importação e exportação de cargas. O uso de contêineres tornou mais fácil as operações de manipulação em portos, aumentando a velocidade de transporte e eficiência do processo de movimentação. À vista disso, a conteinerização é uma inovação nos serviços de carga geral, trazendo aumento nas áreas das empresas e construindo grandes terminais especializados em movimentação de contêineres. Contudo, a movimentação interna de contêineres de importações acarreta em custos operacionais para os terminais portuários.

- Objetivo: Aplicar um modelo matemático para otimizar a descarga de contêineres de importação, a fim de definir a frota ideal para o processo da empresa em estudo.

- Desenho/Metodologia/Abordagem: O propósito da pesquisa é descrito como pesquisa-diagnostico. Quanto ao tipo de pesquisa, o estudo se enquadra como pesquisa qualitativa. No que tange o delineamento, a pesquisa é um estudo de caso. A técnica de análise consiste na utilização da modelagem no processo e simulação. São utilizadas a modelagem e simulação em um contexto logístico portuário.

- Resultados: Através da simulação, foi ajustado o número de caminhões que realizam o transporte, demonstrando a quantidade ideal de veículos para a demanda do terminal. Como resultado, observou-se que a pesquisa operacional pode auxiliar no ajuste do processo na empresa.

- Limitações da investigação: Este estudo apresenta como limitação, a realização da simulação com outros equipamentos que envolvem o processo de descarga de contêineres de importação, limitando-se apenas a tratores de pátio.

- Implicações práticas: Sugere-se aumentar o número de equipamentos que envolvem o processo de descarga, como guindastes pórtico de rodagem, a fim de verificar se há diminuição do tempo de processo de descarga de contêineres de importação.

- Originalidade/valor: Demostrar que a simulação pode servir como uma ferramenta que auxilia os tomadores de decisão, bem como, ser aplicada em um processo portuário.

Downloads

Não há dados estatísticos.