Mestra em Engenharia de Produção na Universidade Federal Fluminense - UFF, linha de pesquisa de Conhecimento e Inovação Tecnológica (2012). Graduada em Engenharia de Telecomunicações pela UFF (1986), pós-graduada em Análise de Sistemas pela PUC-RJ (1988) e em Marketing pela COPPEAD (2001). Experiência nas áreas de vendas, engenharia comercial, gerência de projetos e gerência de produtos. Atua na área de Marketing como Gerente de Produtos.
Graduação em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia (1988), mestrado em Engenharia de Produção pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia (1991) e doutorado em Engenharia de Produção pela UFRJ (1999). Professor do Departamento de Engenharia de Produção da UFF, atuando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e no Mestrado em Sistemas de Gestão. Experiência em Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, Qualidade, Inovação e Desenvolvimento Local.
O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de mercado adotadas pelas Operadoras de Telecomunicações no Brasil, em relação ao novo serviço de Computação em Nuvem, considerando a teoria de inovação disruptiva desenvolvida por Clayton Christensen. A pesquisa foi realizada através de pesquisas bibliográficas e de um levantamento de campo composto por entrevistas qualitativas com executivos de empresas que oferecem serviços de Computação em Nuvem no Brasil, sendo elas operadoras de telecomunicações e não operadoras. Também foram feitas entrevistas com empresas de diferentes portes para se conhecer suas opiniões quanto aos serviços de Computação em Nuvem e suas intenções sobre a contratação dos mesmos. A partir das características, forças e fraquezas das operadoras de telecomunicações e do levantamento de campo buscou-se verificar se os diferentes posicionamentos adotados pelas mesmas quanto ao serviço de Computação em Nuvem estão adequados às particularidades do mercado brasileiro.