Uso de Recursos na Dose Certa: Uma Ferramenta Computacional Agrícola

Jose Airton Chaves Cavalcante, Angel Ramon Sanchez Delgado, Jose Antônio Carlos Canedo Medeiros, Daniel Carvalho

Resumo


O presente artigo foi apresentado oralmente no VII CNEG, sendo revisado e expandido. Ele descreve um projeto, que está sendo desenvolvido como tese de doutoramento no programa de pós-graduação binacional em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária - PPGCTIA / UFRRJ, cujo objetivo é a construção de um código computacional, utilizando a filosofia “user friendly” (amiga do usuário), para otimizar a gestão do agronegócio, minimizando custos e aumentando a produção e ampliando as possibilidades de acesso mais fácil mesmo à usuários com pouca experiência na utilização do computador.

O sistema permitirá escolher dentre as alternativas de produção disponíveis, a mais eficiente na utilização dos recursos produtivos que satisfaçam certos objetivos preestabelecidos referentes ao solo, a umidade e meio ambiente em geral.

Hoje em dia já se dispõe de muita informação técnico-agrícola, mas persiste um grande problema a ser enfrentado: como consolidar estas informações de forma clara e simples e transmiti-las, visando sua utilização, com a menor intermediação possível para o produtor?

A necessidade de se reduzir a complexidade da gestão do agronegócio, foi o motor da investigação sobre técnicas de otimização agrícola.


Palavras-chave


Agromatemática, Tecnologias de informação e comunicação, Recursos Hídricos, otimização agrícola

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2011.V6.N4.A1

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ