Modelo de simulação a eventos discretos como recurso didático em disciplina de física no Ensino Médio

João José de Assis Rangel, Antônio Carlos Torres Teixeira, Eduardo Shimoda, Rogério Trindade Lisbôa

Resumo


O ensino da disciplina de Física apresenta certos desafios para professores do Ensino Médio, principalmente quando o tema aborda conceitos muito abstratos. A utilização da informática e, particularmente, da simulação computacional tem sido estimulada como recurso didático de modo a facilitar o aprendizado dos alunos, uma vez que a visualização de um fenômeno em um ambiente gráfico pode proporcionar melhor compreensão. Este artigo apresenta uma análise da utilização de um modelo de simulação a eventos discretos de uma reação nuclear de fusão para auxiliar o ensino de Física em turmas de ensino médio. A utilização do modelo de simulação, associado a uma prévia aula expositiva levou a um aumento no índice de acertos de questões relacionadas ao tema da aula, especialmente conforme as questões aumentaram o grau de dificuldade.

Palavras-chave


Simulação; Física; Ensino Médio; Recurso Didático

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.7177/sg.2011.V6N1A4

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ