Este artigo teve por objetivo caracterizar a disseminação do conhecimento por meio de variados instrumentos em sala de aula e o entendimento do docente quanto ao interesse dos alunos para com estes instrumentos. Para entender o compartilhamento do conhecimento na universidade, foi realizada pesquisa com docentes em cursos de teor racional (engenharias elétrica, civil e química) e de teor considerado matricial (curso de administração) em instituição de ensino superior referência na sua área de abrangência. O estudo ficou caracterizado como exploratório e foi realizado com amostra escolhida por conveniência do pesquisador, tendo como base os trinta e sete cursos que a instituição oferece. Os resultados obtidos demonstraram que, apesar do ambiente dinâmico ser próprio do conhecimento, os livros ainda são as ferramentas mais usadas pelos docentes para obtenção do conhecimento e que, na sua percepção, a aquisição do conhecimento pelos alunos também se dá em maior quantidade através deles. Embora em sala de aula o livro seja o instrumento mais usado, nos cursos de engenharia o artigo científico tem participação muito próxima. Quanto ao aprofundamento dos temas, é no livro que os docentes de Administração se baseiam enquanto os das engenharias se baseiam em livros e artigos de jornais e revistas. Por último, a percepção do docente de quais são os instrumentos de obtenção de conhecimento mais interessantes para o aluno, em ambos os cursos a Internet e a televisão foram mais apontados. O artigo conclui com sugestões para estudos futuros sobre o compartilhamento do conhecimento.