A busca por melhores níveis de qualidade no ensino vem crescendo constantemente, a escola que deseja produzir qualidade deve primeiramente conhecer as necessidades dos seus clientes. Este trabalho busca identificar as variáveis que melhor influenciam na qualidade do ensino de matemática, o conhecimento destes aspectos pela escola e pelos professores torna-se fundamental para que seja possível direcionar esforços para as dimensões destacadas como mais importantes. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários fechados que buscavam investigar a percepção dos alunos em relação ao ensino-aprendizagem da disciplina de matemática. Para análise dos dados utilizou-se a ferramenta estatística de análise fatorial, que possibilitou obter uma estrutura linear reduzida do conjunto original de dados, por meio da sumarização da informação contida em um número de variáveis em um conjunto menor de fatores. Com isso, pode-se identificar seis variáveis: eficiência da avaliação, interesse do aluno, preparação do professor, temas atuais de investigação, pontualidade do professor e preparação para provas. O professor da disciplina deve direcionar sua atenção para estas variáveis destacadas, objetivando aprimorar suas atividades e colaborar para a melhoria dos níveis de qualidade no ensino.