Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 14 n. 4 (2019): DEZEMBRO 2019

Melhores práticas na implantação de um escritório de gerenciamento de projetos: uma revisão sistemática da literatura

DOI
https://doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1580
Enviado
outubro 8, 2019
Publicado
2020-01-20

Resumo

Destaque: O escritório de gerenciamento de projetos (EGP) é estruturalmente configurado de uma maneira específica para se adaptar às peculiaridades de cada organização e seus objetivos estratégicos, a fim de promover práticas de gerenciamento de projetos. O objetivo deste artigo é explorar as melhores práticas para a implantação do escritório de gerenciamento de projetos. Para tanto, foi realizada uma revisão sistemática da literatura, com 104 documentos publicados entre 2000 e 2018. A pesquisa permitiu a identificação de dados do EGP, como funções, modelos, melhores práticas de implantação, desafios à implantação e fatores de sucesso.

Objetivo: O objetivo deste artigo é explorar as melhores práticas para a implantação do escritório de gerenciamento de projetos.

Projeto/Metodologia/Abordagem: Uma revisão sistemática da literatura foi realizada, utilizando 104 documentos publicados entre 2000 e 2018.

Resultados: A pesquisa permitiu a identificação de dados do EGP, como funções, modelos, melhores práticas de implantação, desafios à implantação e fatores de sucesso.

Limitações da investigação: Outros fatores relacionados ao EGP, como fases de implantação, modelos de maturidade, grupos de processos e variáveis organizacionais que afetam o EGP.

Implicações práticas: Observa-se que existem questões relevantes na estrutura de implantação do EGP que não são consolidadas, dificultando que as organizações baseiem sua implantação nos marcos teóricos disponíveis.

Originalidade/valor: Como resultado, tornou-se evidente a falta de padronização dessas características relacionadas ao EGP; e que as chamadas "melhores práticas" requerem mais estudos acadêmicos antes de serem estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.