Destaques: Dadas às dificuldades de implementação prática de um projeto de Centro de Distribuição (CD), torna-se essencial fornecer um estudo elaborado de projeto de CD. Portanto, esse estudo busca responder as questões de pesquisa relacionadas a as principais decisões para projetar e planejar os CD e quais são as características, vantagens e barreiras de tais decisões.
Objetivo: Identificar os principais métodos de projeto e planejamento de CD, consolidando suas características, dificuldades, destacamento de lacunas e oportunidades de pesquisa.
Desenho / Metodologia / Abordagem: A metodologia deste trabalho é uma revisão sistemática da literatura e em três etapas, que são: (i) definição do portfólio bibliográfico e eixos de pesquisa; (ii) análise bibliométrica; (iii) análise e discussão de lentes teóricas, apresentando lacunas e oportunidades de pesquisa. Os artigos recuperados e as conclusões desta pesquisa são restritos ao período de busca até julho de 2018.
Resultados: Este estudo descreve como o conceito de projeto de implantação de CD foram aplicados, quais métodos são propostos e quais dificuldades foram encontradas na implantação e projeto, de acordo com a literatura. Como resultado, apesar do consenso da importância prática do projeto de CD, a maioria das pesquisas avalia as etapas do projeto de forma isolada. Os estágios de definição da localização e o processo de separação de ordens são os mais mencionados. E por fim, o contexto e a rede de distribuição são pouco considerados na análise das decisões do projeto do CD.
Limitações da investigação: O estudo é decorrente da pesquisa de artigos científicos provenientes de bases de dados específicos e analisado sob a perspectiva da lente teórica de redes de distribuição. Portanto, a análise da literatura através de outras perspectivas pode apresentar outros resultados e lacunas de pesquisa.
Implicações práticas: Em termos práticos, a pesquisa avalia como ocorre o planejamento e implementação de CD no contexto das redes de distribuição, dessa forma, permite auxiliar os gestores nas tomadas de decisões durante o projeto de novas instalações de CD, garantindo melhores resultados na sua operação.
Originalidade/valor: Poucas investigações analisam extensivamente a rede de distribuição e todas as fases de um planejamento de projeto de CD visando um segmento de negócio específico, tornando a aplicação prática menos viável, lacuna preenchida por esse estudo.