Uma revisão de literatura sobre o design e planejamento de centros de distribuição

Marina Cardoso Guimarães, Guilherme Luz Tortorella

Resumo


Destaques: Dadas às dificuldades de implementação prática de um projeto de Centro de Distribuição (CD), torna-se essencial fornecer um estudo elaborado de projeto de CD. Portanto, esse estudo busca responder as questões de pesquisa relacionadas a as principais decisões para projetar e planejar os CD e quais são as características, vantagens e barreiras de tais decisões.

Objetivo: Identificar os principais métodos de projeto e planejamento de CD, consolidando suas características, dificuldades, destacamento de lacunas e oportunidades de pesquisa.

Desenho / Metodologia / Abordagem: A metodologia deste trabalho é uma revisão sistemática da literatura e em três etapas, que são: (i) definição do portfólio bibliográfico e eixos de pesquisa; (ii) análise bibliométrica; (iii) análise e discussão de lentes teóricas, apresentando lacunas e oportunidades de pesquisa. Os artigos recuperados e as conclusões desta pesquisa são restritos ao período de busca até julho de 2018.

Resultados: Este estudo descreve como o conceito de projeto de implantação de CD foram aplicados, quais métodos são propostos e quais dificuldades foram encontradas na implantação e projeto, de acordo com a literatura. Como resultado, apesar do consenso da importância prática do projeto de CD, a maioria das pesquisas avalia as etapas do projeto de forma isolada. Os estágios de definição da localização e o processo de separação de ordens são os mais mencionados. E por fim, o contexto e a rede de distribuição são pouco considerados na análise das decisões do projeto do CD.

Limitações da investigação: O estudo é decorrente da pesquisa de artigos científicos provenientes de bases de dados específicos e analisado sob a perspectiva da lente teórica de redes de distribuição. Portanto, a análise da literatura através de outras perspectivas pode apresentar outros resultados e lacunas de pesquisa.

Implicações práticas: Em termos práticos, a pesquisa avalia como ocorre o planejamento e implementação de CD no contexto das redes de distribuição, dessa forma, permite auxiliar os gestores nas tomadas de decisões durante o projeto de novas instalações de CD, garantindo melhores resultados na sua operação.

Originalidade/valor: Poucas investigações analisam extensivamente a rede de distribuição e todas as fases de um planejamento de projeto de CD visando um segmento de negócio específico, tornando a aplicação prática menos viável, lacuna preenchida por esse estudo.


Palavras-chave


Centros de distribuição; Projeto e planejamento de instalações; Revisão de literatura.



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2019.v14n4.1560

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ