O processo de inclusão de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho

Andreia Alves de Almeida, Bernadete Lema Mazzafera, Anderson Teixeira Rolim

Resumo


O objetivo deste estudo foi descrever o processo de inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência visual da região de Londrina-PR, destacando-se a importância das escolas especiais na formação e inclusão destas pessoas e o papel da empresa. Além disso, pretendeu-se atrelar teoricamente a questão da responsabilidade social empresarial à inclusão social. Para responder a questão proposta, realizou-se uma pesquisa descritiva, por meio de entrevistas semiestruturadas, adaptadas dos estudos de Soares (2006). Foram realizadas quatro entrevistas: duas com alunos da escola especial; uma com um colaborador da escola e uma com o empregador de um dos alunos. Os dados foram analisados qualitativamente por meio da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa destacam como aspectos facilitadores para inserção no mercado de trabalho: a lei de cotas; os recursos da informática e, principalmente, a força de vontade da pessoa com deficiência em buscar uma vaga e provar que é capaz de exercer a função designada. Os aspectos desafiadores destacados por eles foram: a falta de informação e o preconceito em relação à capacidade de trabalho da pessoa com deficiência.


Palavras-chave


Deficiência Visual; Inclusão; Trabalho; Escola



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2017.v12n4.1236

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