Aplicação da análise de modo e efeitos de falha para o gerenciamento de riscos de um projeto

Mayara de Melo Paranhos, Stella Jacyszyn Bachega, Dalton Matsuo Tavares, Naiara Faiad Sebba Calife

Resumo


Destaques

  • Gerenciamento de riscos em novos projetos representa fator importante para a performance de um novo produto, bem como para o sucesso deste novo projeto.
  • Algumas abordagens dentro de gerenciamento de projetos possuem a preocupação de reduzir os riscos existentes de fracasso em novos projetos.
  • Dentre as diversas ferramentas gerenciais para auxiliar no gerenciamento de riscos de novos projetos, tem-se a Análise de Modo e Efeitos de Falha (FMEA - Failure Mode and Effects Analysis).
  • A FMEA é tida como uma ferramenta que pode auxiliar na prevenção de falhas no projeto do processo ou do produto.    

Objetivo

- O objetivo desse artigo é aplicar a FMEA como ferramenta de apoio ao gerenciamento de riscos de um novo projeto em uma empresa automobilística.

Projeto / metodologia / abordagem 

- Para tanto, foram utilizados os procedimentos de pesquisa teórico-conceitual e estudo de caso.

Resultados

- Verificou-se que a aplicação da FMEA possibilitou à empresa identificar potenciais de falha em diversas operações dentro do processo de montagem de veículos, tornando possível a tomada de ações no sentido de corrigir o processo para evitar que tais falhas chegassem a ocorrer.

Limitações da pesquisa / implicações

- Muito se tem discutido sobre técnicas/ferramentas de análise de riscos. A ABNT, no Brasil, normaliza a gestão de riscos por meio da série de normas ISO 31000. Dentre as sugestões de pesquisas futuras, tem-se a expansão da discussão do papel da FMEA no contexto da ISO 31000, aplicando, também, novos princípios e orientações na empresa automobilística estudada, com base nessa norma de gestão de risco.

Implicações práticas

Esse artigo contribui para maior compreensão e divulgação, tanto no meio empresarial como no acadêmico, da FMEA e de vantagens promissoras que se pode obter por meio do uso dessa ferramenta, como a redução de riscos de falhas em novos projetos.

Originalidade/valor                                                                                                                                                           

- O presente artigo expõe a aplicação prática da FMEA no contexto da redução de risco em um novo projeto de uma montadora de automóveis, podendo ser utilizado como caso de sucesso por empresas do setor automobilístico. 


Palavras-chave


FMEA, Projeto, Empresa Automobilística



DOI: https://doi.org/10.20985/1980-5160.2016.v11n4.1150

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

 

ISSN: 1980-5160

Rua Passo da Pátria 156, bloco E, sala Sistemas & Gestão, Escola de Engenharia, São Domingos, Niterói, RJ, CEP: 24210-240

Tel.: (21) 2629-5616

Correspondência: Caixa Postal LATEC: 100175, CEP 24.020-971, Niterói, RJ